Televisão de plasma

(0) Para classificar este artigo, tem de iniciar sessão ou registar-se

Televisão de plasma
Resumo
As televisões de plasma fazem parte das televisões de ecrã plano. Funcionam segundo o princípio de descarga de gás. O problema de queimar deixa, praticamente, de existir. Os aparelhos dispõem de várias ligações digitais e analógicas e são, geralmente, compatíveis com HD. A qualidade da imagem depende do tipo de aparelho.

As televisões de plasma cativam pelo design plano e pela tecnologia.

 

Uma televisão de plasma é...

 

Uma televisão de plasma é uma televisão plana que usa milhares de píxeis emissores de luz minúsculos para exibir imagens. A luz é criada com a ajuda de substâncias luminescentes. O plasma é ativado por descarga de gás.

 

Medidas do ecrã

 

As televisões de plasma estão disponíveis em várias dimensões, desde 37 polegadas (diâmetro de 94 centímetros) até 60 polegadas (152 centímetros).

 

Tecnologia

 

As televisões de plasma são mais finas do que as vulgares televisões de tubo de imagem e possuem uma imagem mais nítida. O ecrã está estruturado em píxeis. Cada píxel pode reproduzir qualquer cor específica, dado contar com subpíxeis vermelho, verde e azul. O ecrã funciona segundo o princípio de descarga de gás. Num ecrã de plasma, entre duas placas de vidro encontram-se milhões de células cheias de gás. As células são compostas por uma mistura de gases nobres. Em princípio, trata-se aqui de pequenos tubos fluorescentes minúsculos.

 

Queimar

 

As imagens queimadas no ecrã são (quase) coisa do passado, graças a um sistema de segurança que muda a posição dos logótipos da emissora, dos números e dos textos de vez em quando. O olho humano não consegue detetar este fenómeno. Pelo mesmo motivo, as células de plasma são cada vez mais profundas.

 

Ligações

 

As televisões de plasma modernas contam com uma ou mais ligações HDMI (digitais). Poderá, assim, ligá-las a quaisquer aparelhos que tenham também uma ligação HDMI, tais como recetores de som surround, leitores Blu-ray, leitores de DVDs, descodificadores digitais, consolas de jogos ou computadores.

 

O equipamento de uma televisão de plasma inclui frequentemente ligações analógicas, como, por exemplo, ligações SCART, S-vídeo, componente ou composto. Para ligar um televisor de plasma digitalmente a um computador, o computador necessita de uma saída HDMI ou DVI e a televisão de uma entrada HDMI. Existem também adaptadores DVI-HDMI disponíveis. Para uma ligação analógica ao computador, a televisão de plasma necessita de uma entrada VGA. Todas as ligações analógicas envolvem perdas de qualidade se o sinal for convertido de analógico para digital ou vice-versa. Uma ligação digital HDMI ou DVI não apresenta este problema.

 

Televisões HD

 

A maior parte das televisões de ecrã plano também consegue reproduzir imagens de alta definição. As televisões HD ready conseguem reproduzir, no mínimo, 720 linhas de imagem e suportam os sinais HD 720p e 1080i.  Uma televisão Full HD também suporta 1080p. Quanto mais elevada for a resolução, mais píxeis contém e mais nítida é a imagem. Os sinais HD são transmitidos à televisão através da entrada HDMI. Para a visualização de imagens da televisão em HD, precisa de um descodificador HD.

 

Proporção de tela

 

As televisões Full HD e HD Ready são sempre televisores widescreen com uma relação de aspeto de 16:9. Antigamente, os programas de televisão eram emitidos no formato 4:3, sendo que os ecrãs widescreen apresentavam faixas pretas de cada lado da imagem. Hoje em dia, quase todos os programas são emitidos em formato widescreen.

 

Qualidade de imagem

 

As televisões de plasma diferem umas das outras pela relação de contraste, pelo ângulo visual e pela nitidez.

 

Relação de contraste

 

Os ecrãs de plasma têm grande relação de contraste. Situa-se, aproximadamente, de 6.000:1 a 15.000:1. Às vezes, são indicados valores muito mais elevados.

 

Ângulo visual

 

O ângulo visual indica o ângulo máximo a partir do qual a imagem, sem perda do contraste, nem da cor, pode ser observada. O ângulo visual de uma televisão de plasma é melhor do que uma televisão LCD.

 

Reflexo

 

Dado que uma televisão de plasma está coberta por uma placa de vidro, no caso de incidência direta, reflete a luz (solar).

 

Nitidez

 

A nitidez de um ecrã determina a naturalidade da receção de uma imagem. Uma nitidez de 1000 cd/m2 é um valor baixo e 1500 cd/m2 é cada vez mais frequente.

 

24p

 

Os filmes de cinema são gravados e produzidos com 24 fotogramas por segundo. Televisores normais reproduzem estas gravações a 25 fotogramas por segundo, o que conduz a vozes e sons mais altos. Se uma televisão tiver um suporte de 24p, reproduz filmes de forma ideal.

 

Fabricantes

 

Hitachi, LG, Loewe, NEC, Orion, Panasonic, Philips, Pioneer, Samsung, sony, Albrecht, Magma, Sanus, Toshiba, Vogels.

TAGS: TV (115), HDMI (32), Ecrã (26), Cinema em casa (26), LCD-TV (20), HD (17), Televisão de plasma (15), LED-TV (10), Relação de contraste (4)
 
© 2012 Media Markt Todos os direitos reservados.