Fritadeira

(2) Para classificar este artigo, tem de iniciar sessão ou registar-se

Fritadeira
Resumo
Uma fritadeira permite fritar alimentos. Há vários tipos de fritadeiras nomeadamente, para o uso doméstico: a fritadeira tradicional e a semiprofissional. Estão equipadas com uma zona fria. Alguns aparelhos dispõem de um filtro anti-cheiros e sistemas de filtros de óleo, bem como vários cestos. A limpeza pode ser feita de várias maneiras.

As fritadeiras fritam alimentos. A preparação não é muito demorada.

 

Uma fritadeira é...

 

Quer se trate de batatas, carne ou doces – as fritadeiras são uma ajuda muito apreciada na cozinha para a preparação rápida de alimentos. Uma fritadeira, elétrica ou não, é um aparelho para fritar alimentos com óleo a uma temperatura entre 175 e 200 graus Celsius. O eletrodoméstico usa-se tanto em casa como em restaurantes. 

 

Tipos de fritadeiras

 

Há quatro tipos de fritadeiras: Fritadeira tradicional (com ou sem recipiente interior amovível), fritadeira semiprofissional com zona fria, fritadeira com filtro anti-cheiros e fritadeira com sistema de filtro de óleo.

 

Fritadeira tradicional

 Friteuse-1

A fritadeira tradicional tem, normalmente, um lado exterior frio em plástico, também chamado Cool Wall. O óculo de inspeção e a pega para retirar aumentam a segurança. Enquanto a fritadeira estiver a fritar, não pode abrir a tampa para ver se os alimentos estão prontos.

 

Fritadeira semiprofissional

 

A fritadeira semiprofissional deriva da fritadeira profissional da restauração. Nesta fritadeira, o elemento de aquecimento está diretamente no óleo, que, graças a ele, aquece muito rapidamente. Estes produtos têm funções adicionais para o uso doméstico para facilitar o seu manuseio: a tampa com filtro não deixa que saia muito vapor de gordura ou mesmo nenhum. O óculo de inspeção oferece um outro aspeto de segurança.

 

Zona fria

 

Um elemento importante da fritadeira é a zona fria sob o elemento de aquecimento. Dado que o calor sobe, esta zona permanece relativamente fria. Os resíduos dos alimentos fritos assentam na zona fria e, por isso, não se queimam tão rapidamente. Uma fritadeira recolhe os resíduos com um filtro grande sob o elemento de aquecimento. Assim, o óleo mantém-se limpo durante mais tempo e não precisa de ser substituído tantas vezes.

 

Fritadeira com filtro anti-cheiros

 

Várias fritadeiras dispõem de filtro anti-cheiros. Os filtros mais recentes são os de carvão. O calor ativa as fibras de carvão, que absorvem quase todos os cheiros. Um filtro de carvão pode ir à máquina de lavar e dá para cerca de 80 frituras.

 

Fritadeira com sistema de filtro de óleo

 

Um dos mais recentes desenvolvimentos no mercado é a fritadeira que filtra o óleo automaticamente. No recipiente de fritura desta fritadeira há um filtro de óleo. Assim que o óleo tenha arrefecido o suficiente (até 70 graus Celsius) passa para um recipiente de filtro substituível. Quando o óleo está limpo, volta ao recipiente de fritura. As vantagens: o óleo limpo é mais saudável (sem restos queimados) e, com os filtros, dura o dobro do tempo do óleo não filtrado.

 

Vários cestos

 

Atualmente, também há fritadeiras com vários cestos. Assim, pode preparar ao mesmo tempo vários pratos – por exemplo, batatas e aperitivos.

 

Limpeza

 

Algumas fritadeiras deixam mais cheiro do que outras. Algumas fritadeiras são mais fáceis de limpar do que outras. A fritadeira tradicional pode ter ou não recipiente de fritura amovível. Um recipiente de fritura amovível tem duas vantagens: é fácil de limpar e simplifica a substituição do óleo. Uma fritadeira semiprofissional pode ser completamente desmontada Todas as peças, exceto a parte elétrica, podem ir à máquina de lavar. As fritadeiras com sistema de filtro de óleo têm uma parte elétrica em separado. O resto da fritadeira também pode ir à máquina de lavar.

 

Curiosidades

 

Se quiser usar gordura sólida, antes da primeira utilização, terá de a derreter numa frigideira em separado. Evita, assim, o sobreaquecimento da fritadeira, dado que o bloco de gordura sólido não consegue arrefecer o recipiente interior. Uma vez derretida, a gordura cobre todo o recipiente de fritura e impede o sobreaquecimento.

 

Fabricantes

 

AEG, AFK, Azura, Barscher, Baumatic, Bestron, Bob-Home, Bomann, Bosch, BST, Clatronic, Cuisinier, De Dietrich, DeLonghi, Diverse, Efbe-Schott, Elta, Fagor, First Austria, Fritel, G3 Ferrari, Graef, Inventum, Kenwood, Krups, Küppersbusch, Lagrange, Lentz, Mia, Orva, PALSON, Philips, Roller Grill, Rommelsbacher, Russell Hobbs, SEB, Severin, Siemens, Smeg, Solac, Steba, Team Kalorik, Tefal, Tristar, Unold, Waves.

 
© 2012 Media Markt Todos os direitos reservados.