Ecrã

(0) Para classificar este artigo, tem de iniciar sessão ou registar-se

Ecrã
Resumo
Para visualizar textos, imagens, gráficos ou vídeos, o utilizador necessita de um ecrã. Os mesmos estão disponíveis em forma de TV ou monitores para PC. Os ecrãs distinguem-se através dos seus formatos, expressos em polegadas. Também a resolução, o brilho, o som, as ligações e a qualidade de imagem são diferentes de monitor para monitor. Alguns ecrãs são «touchscreens», equipados com ligações USB.

Os ecrãs apresentam imagens, textos ou gráficos. Os monitores modernos são bastante planos.

 

Um ecrã é...

 

Um ecrã ou monitor funciona como aparelho de reprodução de processamento de dados. No sentido técnico, um ecrã é um mostrador. Os conteúdos a apresentar são visíveis diretamente no aparelho. O tamanho de um ecrã é indicado pelo diâmetro do ecrã e refere-se ao diâmetro do tubo de imagem. Os ecrãs modernos já não necessitam do tubo de imagem. Tratam-se de ecrãs planos.

 

Tecnologia de diversos tipos de ecrã

 

Um ecrã TFT utiliza a mesma tecnologia que um televisor LCD. Tal como num televisor LCD, a imagem de um monitor é composta por pequenos pontos de imagem, denominado por píxeis. Cada pixel reproduz uma determinada cor, dado que é composto por três sub-píxeis: um vermelho, um verde e um azul. A luz de fundo de um ecrã ilumina os pontos de luz no ecrã. Desta forma produz-se uma imagem a cores. A imagem de um ecrã TFT é um pouco mais estável que a imagem de um monitor com tubo de imagem. A cintilação é diminuta. Os olhos do utilizador não se cansam tanto. Desta forma não ocorrem problemas com os olhos e dores de cabeça tão rapidamente.

 

Formato

 

Os ecrãs de computador estão disponíveis em diversos formatos, indicados em polegadas: desde 19 polegadas (tamanho de imagem de 48 cm) até 30 polegadas (76 cm). O ecrã clássico tem uma relação de imagem de 4:3. A maioria dos ecrãs TFT têm uma relação de widescreen de 16:9 ou 16:10. A vantagem de um ecrã widescreen reside no facto de, quando ligado a um computador, conseguir reproduzir dois documentos A4 lado a lado.

 

Resolução

 

O que é válido para os televisores planos é igualmente válido para ecrãs: quanto mais elevada for a resolução, mais píxeis contém e mais nítida é a imagem. O monitor TFT foi concebido para a sua resolução nativa (ou própria). Pode também reproduzir outras resoluções, porém com menor nitidez. A cada tamanho de ecrã corresponde quase sempre uma determinada resolução. Um ecrã com 19 polegadas com uma relação de imagem de 4:3 dispõe, na maioria dos casos, de uma resolução de 1920x1024 píxeis. O ecrã widescreen de 24 polegadas tem, muitas vezes, 1920x1080 píxeis, uma resolução idêntica ao televisor Full HD. Num monitor com esta ou com uma resolução maior, podem ser visualizadas imagens HD.

 

BrilhoBildschirm_

 

Muitos monitores dispõem de um ecrã brilhante. O brilho é naturalmente agradável, no entanto, pode causar muitos reflexos, por exemplo de luz artificial, por causa das lâmpadas fluorescentes no teto dos escritórios.

 

HDCP

 

HDCP ou High-bandwidth Digital Content Protection é um sistema de codificação desenvolvido para filmes em discos Blu-ray. Filmes com HDCP apenas podem ser reproduzidos se todos os aparelhos ligados, incluindo o monitor forem compatíveis com HDCP.

 

Som

 

Alguns ecrãs têm altifalantes incorporados. O som não costuma ser muito bom, dado que os altifalantes têm de ser pequenos e falta-lhes sonoridade. Poderá obter um som melhor se possuir boas colunas para computador ligadas à placa de som do computador.

 

"Touchscreen"

Alguns monitores dispõem de um ecrã tátil. Poderá comandar o computador ao tocar-lhe com um dedo.

 

Ligações

 

Para ligar o monitor a um computador, o mesmo dispõe de uma ligação HDMI, DVI ou VGA. A ligação HDMI transmite imagens e som digitais. A ligação digital DVI transmite apenas imagens. Para o áudio terá de encontrar uma solução em separado. O VGA é analógico e também não transmite som. Com o VGA ocorre uma perda significativa em termos de qualidade, dado que o computador tem de converter o sinal analógico num sinal digital.

 

Ligações USB

 

Alguns ecrãs dispõem de um hub USB incorporado. A ligação USB é efetuada através de um cabo ao computador. As ligações adicionais conseguidas através do hub USB podem ligar outros aparelhos, tais como webcam, pen USB ou um disco externo.

 

Função de pivot

 

Existem monitores que dispõem de uma função de pivot, através da qual o ecrã é inclinável, de forma a que a imagem possa ser apresentada na vertical. Esta função é especialmente útil quando se efetua processamento de texto ou fotografias. Para a poder utilizar, é disponibilizado um software especial, incluído.

 

Qualidade de imagem

 

Os ecrãs TFT distinguem-se, entre si, em termos de relação de contraste, tempo de reação, ângulo visual, luminosidade e retardamento. Um tempo de reação reduzido (de aproximadamente dois milissegundos) é bastante importante num jogo. Quanto menor for o tempo de reação, menor é a cintilação ou a névoa («ghosting») no ecrã, nas imagens de movimentos mais rápidos.

 

Calibragem

 

A luminosidade, o contraste e as cores de um ecrã alteram-se ao longo dos tempos. Esta mudança impede uma definição fixa. Ao utilizar um aparelho de calibragem, elimina os fatores de instabilidade, e pode ver imagens ou vídeo, tal como estão nos ficheiros.

 

Fabricantes

 

3M, Acer, AMW, AOC, Apple, Asus, Belinea, BenQ, Camos, Captiva, Chimei, Compaq, Daewoo, Datavideo, Dell, Digimate, Diverse, EIZO, Elo, Elo Touchsystems, Faytech, Formatech, Fujitsu, Gateway, Glancetron, GNR, Haier, HANNS-G, HANNspree, Hewlett-Packard, Hitachi, HKC, Hyundai, IBM, Iiyama, Infotronic, Iolair, Jarltech, Lacie, Lenovo, LG, Logic, MAG, McStyle, Medion, MIRAI, Mitsubishi Electric, Monacor, Multimedialo, NEC, Neovo, NovitA, OrigenAE, Packard Bell, Panasonic, Philips, Preh, QUATO, Samsung, Sanyo, Schneider, Shuttle, Sony, Terra, Toshiba, V7 Videoseven, Viewsonic, VisionMagic, Wewa, Wortmann, Xerox, Yakumo, Yuraku, Zalman.

 
© 2012 Media Markt Todos os direitos reservados.